terça-feira, 28 de julho de 2009

O novo Benfica!

Relanço o Blog com uma crónica.

Começou a pré-época, começou o Benfica, começou a Paixão. Milhões de pessoas já roem as unhas a verem o novo Benfica a jogar, a treinar, a passar, enfim, a deixar água na boca!

As pré-épocas são sempre assim: é este ano! A conversa repete-se ano após ano e a desilusão também...infelizmente!

Mas parece que esta época vai ser diferente. Com um treinador conhecedor do futebol Português e que toda a gente deita muitas esperanças, parece nesta pré-época, que vem aí um Benfica diferente, um Benfica a jogar um bom futebol, um Benfica que empolga (bem, mesmo jogando mal empolga...), um Benfica que dá gosto e um Benfica que, quando está a jogar, não se dá pelo tempo passar e os jogos não são penosos de ver.

Até agora a pré-época tem corrido bem, tem sido bons testes os jogos (até em termos de arbitragens, arbitragens daquelas bem portuguesinhas...), tendo ganho 5 jogos (Shaktar 2-0, Bilbao 2-1, Olhanense 2-1, Sunderland 2-0 e Ajax 3-2) empatado 1 (Sion 2-2) e perdido outro (Atlético Madrid 1-2). Em suma foi bom, tendo em conta que os jogos que perdemos foram atípicos, o do Sion foram aqueles dois golos caricatos e com o Atlético Madrid foi uma questão de critérios: então um leva um encostão, cai e não é penalty e o outro leva um encostão, cai e é penalty...ok, esqueci-me que os critérios da intenção e da intensidade dos enconstões referidos pelos comentadores (!) só jogam contra o Benfica, a favor nunca.

Sinceramente, a mim, este Benfica também me faz sonhar. O bom futebol praticado, as "estrelas" contratadas (exemplo: Saviola) e as estrelas renascidas (Di Maria e Aimar) que cada vez mais vão estando entrosadas, praticam um futebol onde existe calma, circulação de bola e jogadas de entendimento bonitas, aliadas ao talento, muito trabalho e esforço.

Gostava também de fazer uma análise às contratações, aos emprestados que voltaram e aos júniores que fizeram a pré-época:

Patric (Lateral direito)- Ainda vi pouco dele, mas parece-me ser um jogador muito raçudo e com talento. Tem o azar de ter o tractor do lado dele (vulgo Maxi Pereira).
Shaffer (Lateral esquerdo- Se o outro viu-se pouco, deste já há água na boca! Ataca bem, faz boas jogadas de entendimento, cruza com peso e medida, tendo contra si a forma como defende, que ainda deixa algo a desejar. Acredito que bem trabalhado pode-se revelar uma das surpresas desta época!
Sepsi (Lateral-Esquerdo)- Esteve mal na minha opinião nos jogos onde participou. Defendeu mal e não atacou melhor. Parece-me que o lugar está entregue ao Shaffer.
Roderick Miranda (Defesa-Central)- Tem muita classe e muito talento! Jogador calmíssimo (parecia que já estava habituado a estas andanças), que tem uma razoável qualidade de passe, bom poder de impulsão, marca bem e tem uma boa antecipação também. Pode dar jogador, mas com calma e sem comparações!
Javi Garcia (Médio Defensivo)- Do que se viu, é um jogador forte, que ocupa bem os espaços, faz boas dobras, tem boa qualidade de passe. Ainda tem algumas falhas pois ainda não está entrosado a 100% na equipa, mas vai melhorar!
Ramires (Médio Interior direito, centro)- Ainda se viu pouco dele devido ao estar cansado e não estar entrosado. Penso que vai ser dele o lugar direito do losango e pelo que vi está bem entregue. É rapidíssimo, o que cria desequilibrios, tem boa qualidade de passe e defende bem. Ainda tem muito a melhorar!
Fábio Coentrão (Extremo-Esquerdo)- Deixou água na boca nos jogos onde jogou. Parece que desta vez está determinado em vingar, pois parece que finalmente alia ao seu talento uma vontade enorme de trabalhar! Esteve sempre muito perto do golo e está um novo jogador...tem o azar de ter o Di Maria no seu lugar!
Weldon (Avançado)- Ainda se viu pouco, mas é um avançado rapidíssimo e que pode criar muitos desequilibrios. Espero vê-lo na sua melhor forma!
Nélson Oliveira (Avançado)- Jogou pouco e pelo que jogou mostrou ainda ser verde para estas andanças. Mais um ano de júniores!
Saviola (Avançado)- Rápido, talentoso, veloz, lutador, jogador com técnica, boas desmarcações, bons entendimentos com os companheiros...tanta característica que há para enumerar nele! Vai-nos dar muitas alegrias!
Keirrison (Avançado)- A mais recente contratação! Não o conheço para caracterizá-lo, mas deixo como Rui Costa disse: "Um avançado que marca 60 e tal golos em 80 jogos, esta é a melhor caracterização!". Bem-vindo ao MAIOR CLUBE DO MUNDO!

Depois desta análise da pré-época e aos jogadores que provenientes dos júniores, emprestados e contratados, resta-me dizer que espero que este seja "o ano" e que ganhemos muito!

CARREGA BENFICA!

Sem comentários: